• A juventude periférica no centro do debate

     

    Muito já foi discutido sobre a guerra às drogas e o quanto ela impacta na juventude das periferias das cidades brasileiras - especialmente, nos jovens negros. Só que poucas vezes essa juventude foi entendida como protagonista do debate, mesmo sendo a maior fonte de luta em seus territórios.

     

    É por isso que o Movimentos convida jovens de cidades de todo o país interessados em discutir o tema para o 1º Movimente-se: encontro da juventude periférica para discutir política de drogas.

     

    O encontro acontecerá na região metropolitana do Rio de Janeiro entre os dias 7 e 10 de dezembro. Durante quatro dias, os jovens ficarão imersos para trocar experiências sobre o impacto da guerra às drogas nas suas vidas e pensar ferramentas que ajudem a pautar esse debate dentro e a partir das favelas e periferias.

     

    Para participar da seleção, basta preencher e enviar o formulário. Selecionaremos 25 jovens de várias partes do Brasil, que terão suas despesas de locomoção, hospedagem e alimentação durante os quatro dias cobertas pelo encontro.

     

    Para preencher o formulário, clique aqui.

     

    Para saber mais sobre as regras e condições de participação, leia o regulamento.

     

    Fique ligado nas novidades do 1º Movimente-se pelo evento e pela nossa página no Facebook.

  • Regulamento

    Saiba aqui se você pode se candidatar e as regras para participar

    O que vai rolar

    O encontro acontecerá nos dias 7, 8, 9 e 10 de dezembro de 2017. Serão quatro dias de imersão em atividades de formação, articulação e desenvolvimento de ideias dentro do tema de drogas, juventude e favela.

    Quem pode participar

    As inscrições estão abertas para jovens entre 18 e 30 anos que tenham nacionalidade brasileira e que vivam em favelas e periferias de qualquer parte do território nacional.

     

    Serão selecionados até 25 jovens de todo o território brasileiro, sendo 5 jovens do estado do Rio de Janeiro e 20 jovens de outros estados do Brasil.

    Critérios de seleção

    Para definir os jovens que participarão do encontro, serão levadas as consideração:

    • A capacidade de engajamento e articulação no território em que vivem
    • A compreensão sobre os impactos da guerra às drogas nas favelas e periferias
    • A disposição em desenvolver iniciativas sobre o tema no território em que vivem

    Será dada prioridade às inscrições de jovens de minorias sociais em termos de gênero e raça.

    Onde vai ser

    O encontro acontecerá em local ainda a definir na região metropolitana do Rio de Janeiro, em formato de imersão. Os jovens ficarão os quatro dias hospedados no próprio local em que acontecerão as atividades.

    Bolsas

    Vamos prover alimentação e hospedagem durante os quatro dias de encontro, além de arcar com os custos de transporte de ida e volta dos jovens selecionados das suas cidades de origem para participar do encontro no Rio de Janeiro. Outros custos não relacionados ao encontro serão arcados inteiramente pelos participantes.

    Como se inscrever

    As inscrições ficarão abertas do dia 18 de outubro ao dia 7 de novembro de 2017. Para fazer a inscrição, preencha e envie o formulário disponível aqui.

     

    Para dúvidas sobre as inscrições, entre em contato com movimentoscesec@gmail.com.

    Resultados

    Os resultados serão divulgados no dia 10 de novembro de 2017. Pediremos que os jovens selecionados confirmem sua participação até o dia 14 de novembro de 2017.

     

    Havendo um grande número de inscritos, a organização poderá fazer uma lista de espera. Os jovens que não confirmarem sua participação até a data estipulada serão substituídos pelos que constam na lista.

    Disposições finais

    Os jovens selecionados devem se comprometer a participar de todas as atividades dos quatro dias de encontro.

     

    Os casos não previstos pelo regulamento serão resolvidos pela organização do encontro.