• Quem somos

    Somos jovens e temos muitas ideias na cabeça. Saiba mais sobre quem nós somos e o que fazemos por aí.

    André Galdino

    complexo da maré - Rio de janeiro, RJ

    André é estudante de economia e empreendedor gastronômico. Já atuou como agente comunitário de saúde nas comunidades Rubens Vaz e Parque União, ambas situadas no Complexo da Maré.

    Aristênio Gomes

    complexo da maré - Rio de janeiro, rj

    Ari tem 26 anos, nasceu em Patos, na Paraíba, e é morador do Complexo da Maré desde os oito anos. Estudante de História, pensa a edução como ação política e ferramenta de transformação, atuando como educador no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM).

    Daiene Mendes

    complexo do alemão - RIo de Janeiro, RJ

    Daiene é estudante de jornalismo, tem 27 anos e mora na Nova Brasília, no Complexo do Alemão. É correspondente comunitária para o Jornal britânico The Guardian e criadora do projeto Favelê, com o objetivo de influenciar jovens a construirem uma relação com a leitura.

    Enderson Araujo

    Sussuarana - Salvador, Ba

    Enderson é criador do Mídia Periférica, um portal online da favela de Sussuarana que discute violência e racismo. Atualmente, está trabalhando na Secretaria de Ciência e Tecnologia de Salvador.

    Henrique Gomes

    complexo da maré - rio de janeiro, rj

    Henrique tem 34 anos e trabalha com produção musical dentro do Complexo da Maré desde os 18. Há sete anos, começou a trabalhar com pesquisa nas áreas de segurança pública e política de drogas. É pesquisador na Redes da Maré, em projeto realizado junto a usuários de crack da Maré.

    Jefferson Barbosa

    caxias, rj

    Jefferson tem 20 anos, é morador de Caxias e editor do Voz da Baixada. Estudante de Comunicação Social, atualmente escreve a biografia Mãe Beata de Yemanjá: Mãe do Mundo. Em 2015, mobilizou a campanha Amanhecer Contra a Redução, iniciativa da juventude para barrar a redução da maioridade penal.

    Jéssica Souto

    complexo do alemão - rio de janeiro, rj

    Jéssica, 24 anos, é moradora do Complexo do Alemão. É compositora, videomaker e empresária no ramo audiovisual, fundadora do Estúdio Abaeté. Como ativista, participa do Grupo Pensar, do Sarau do Alemão e de diversas atividades culturais pela cidade.

    Karina Donaria

    complexo da maré - Rio de janeiro, rj

    Karina tem 22 anos, nasceu na cidade de São Paulo e atualmente é moradora da favela do Parque União, no Complexo da Maré. É fotógrafa, videomaker e DJ. Estudou na Escola Popular de Comunicação Critica (Espocc), do Observatório de Favelas, e na Spectaculu - Escola de Arte e Tecnologia. Trabalha na produtora AMaréVê, que busca reinventar e ressignificar a favela a partir do audiovisual.

    Mayara Donaria

    complexo da maré - Rio de janeiro, rj

    Mayara tem 20 anos e desenvolve projetos ligados à produção cultural, ao audiovisual, à comunicação e à tecnologia. Estudou na Escola Popular de Comunicação Crítica (Espocc), do Observatório de Favelas, palestrou no TEDx Maré e participou de projetos junto com a ADOBE no México. É fundadora da produtora AMaréVê, que se dedica a produções de audiovisual e de eventos na Maré.

     

    Pamela Souzza

    Jacaré - rio de janeiro, rj

    Pamela é estudante de Pedagogia e moradora da favela do Jacaré. Participa ativamente de projetos na área de produção cultural e de cunho social. Foi integrante do Coletivo Ocupa Alemão, onde desenvolvia ações culturais e sociais dentro do Complexo do Alemão.

    Raull Santiago

    complexo do alemão - rio de janeiro, rj

    Raull tem 28 anos e é morador do Complexo do Alemão. É comunicador independente, ativista de direitos humanos e integrante de diferentes movimentos de luta por direitos para as favelas. Atualmente integra o Coletivo Papo Reto.

    Ricardo Fernandes

    cidade de deus - rio de janeiro, rj

    Ricardo é ator, diretor e fundador do grupo Cultural Os Arteiros, diretor artístico na produtora SobreCena Filmes.

    Sabrina Martina

    complexo do alemão - rio de janeiro, rj

    Martina tem 19 anos e é MC, Poeta e Produtora. É idealizadora do coletivo Poetas Favelados e da Batalha de Poesia - Slam Laje. Trabalha como inovadora social no Instituto de Tecnologias Sociais e Digitais - Precisa Ser.

    Thainã de Medeiros

    complexo do alemão - rio de janeiro, rj

    Thainã é museólogo e jornalista, nascido e criado na Penha, e há 4 anos morador do Complexo do Alemão. É ativista do Coletivo Papo Reto, que usa a tecnologia para disputar narrativas sobre a favela e proteger os direitos humanos. Usa a capoeira como forma de relaxar e funk para entender a cidade.

    Thaynara Santos

    Penha - rio de janeiro, rj

    Thaynara tem 21 anos e mora no Quitungo, na Penha. Estuda jornalismo na FACHA e comunicação comunitária no Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

  • Parceiras

    Especialistas na área de política de drogas que fortalecem nossas atividades.

    Julita Lemgruber

    Coordenadora do CESeC

    Socióloga, ex-diretora do Departamento do Sistema Penitenciário e ex-ouvidora de polícia do Estado do Rio de Janeiro.

    Rebeca Lerer

    Jornalista e ativista

    Jornalista, ambientalista e ativista de Direitos Humanos, especialista em política de drogas.

    Ana Clara Telles

    Pesquisadora do CESeC

    Doutoranda em Política Internacional na PUC-Rio e Especialista em Análise de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Luna Arouca

    Pesquisadora do CESeC

    Formada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ciência Política pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS/Paris).