Cannabis Medicinal nas Favelas
As favelas no centro do debate sobre acesso à saúde
Os moradores das favelas e periferias são quem mais sofrem com os impactos da guerra às drogas em suas vidas e territórios. No entanto, quando o assunto é acesso à saúde, as favelas não estão incluídas na discussão sobre os usos medicinais e terapêuticos da cannabis, nem têm seus direitos de acesso plenamente garantidos.
Queremos compreender como os moradores das favelas e periferias do Rio de Janeiro acessam o uso da maconha para fins medicinais em meio à violência de Estado e sua criminalização; e construir estratégias para ampliar o acesso da cannabis medicinal nas favelas e periferias.
Identificaremos os caminhos percorridos e os obstáculos enfrentados por moradores de favelas e periferias para ter acesso ao uso terapêutico da cannabis, através da aplicação de questionários nas favelas do Complexo do Alemão, do Complexo da Maré e da Cidade de Deus.
Daremos visibilidade ao tema do uso terapêutico da cannabis nas favelas e periferias através da produção de diferentes materiais audiovisuais e de comunicação, incluindo um documentário e um episódio de podcast.
Incidência e acesso a direitos
A partir dos resultados da pesquisa, desenharemos estratégias e formularemos recomendações para ampliar o acesso à cannabis medicinal por moradoras e moradores de favelas e periferias do Rio de Janeiro. As atividades incluirão um mutirão de atendimento a pessoas que estejam buscando acesso ao uso terapêutico de cannabis, a articulação com equipamentos de saúde e assistência dos territórios pesquisados e a realização de um seminário sobre o tema.
Mais informações serão divulgadas em breve, no nosso site e pelas nossas redes sociais.
By: Karina Donária, Jéssica Souto © 2022