•  

    Você mora em alguma favela da região metropolitana do Rio de Janeiro, tem entre 18 e 24 anos e gostaria de criar novas narrativas sobre política de drogas a partir da comunicação popular e da arte favelada?

     

    Então se inscreva para a 1° Residência Movimentos!

     

    Vamos selecionar seis jovens para participar durante três meses de oficinas de formação, troca de saberes e criação de narrativas sobre temas relacionados à política de drogas, trabalhados a partir de dois eixos: (1) audiovisual e comunicação popular e (2) arte e cultura favelada.

     

    Serão dois encontros semanais, na parte da tarde, entre os dias 23 de setembro e 7 de dezembro. As atividades acontecerão na Casa Movimentos, que fica no Parque União, no Complexo da Maré.

     

    Para fortalecer, garantimos para cada participante uma bolsa mensal de R$ 400,00 + auxílio-transporte caso seja nee.

     

    Mas fique ligado: as inscrições terminam no dia 12 de setembro!

  • Programação

    A residência será dividida em três ciclos

    1

    Formação sobre política de drogas

    Trocaremos ideias sobre política de drogas abordando diferentes temas, como a história da proibição das drogas no Brasil e no mundo, a formação das favelas e desigualdade nas cidades, o racismo estrutural e a violência, o uso de drogas, seus efeitos e tratamentos etc.

    2

    Produção Audiovisual e Comunicação Popular

    Trocaremos saberes e técnicas sobre produção audiovisual e comunicação popular, abordando diferentes formas de comunicar sobre política de drogas de forma crítica, com ferramentas que sejam acessíveis a todo mundo.

    3

    Arte, Cultura e Outras Narrativas

    Daremos visibilidade a outras narrativas sobre política de drogas através de expressões da arte e da cultura popular que possuem enorme importância para formação crítica de nossa sociedade, como o samba, o funk, o rap e a literatura marginal.

  • Inscrições

    Para se inscrever, é só mandar um zap pra gente (21 99523-7840) com as seguintes informações:

    Dados

    • Nome completo
    • Data de nascimento
    • Local de moradia

    Vídeo

    Um vídeo de até 2 minutos explicando por que tem interesse em participar da nossa residência ;)

  • Critérios de seleção

    Daremos prioridade a jovens negras e negros com pouca ou nenhuma experiência em projetos e movimentos sociais. A ideia é trazer novas vozes e olhares para nos ajudar a comunicar sobre política de drogas!

    Trabalho final colaborativo

    Os participantes da residência vão nos ajudar a criar, de forma coletiva e colaborativa, produtos e ferramentas nas áreas de produção audiovisual, comunicação, arte e cultura que tragam novas narrativas sobre política de drogas a partir da perspectiva da juventude das favelas e periferias.

    Entrevistas

    Se você passar para a segunda fase, te chamaremos para uma entrevista na Casa Movimentos entre os dias 13 e 17 de setembro, beleza?

  • O resultado final será divulgado no dia 18 de setembro!

    Estamos esperando sua inscrição ;)

    All Posts
    ×