• broken image

    Fomentando a atenção aos usuários de

    crack, álcool e outras substâncias

    É assim que nasce o Atenda, dispositivo composto pela Movimentos em conjunto aos serviços públicos e organizações da sociedade civil: com o objetivo principal de ampliar e fortalecer as redes de apoio e o acesso a direitos e políticas públicas para usuários de crack, álcool e outras drogas. Além desse público, também está incluída a população em situação

    de rua em geral, que frequenta ou reside temporariamente nas cenas de uso existentes no conjunto de favelas da Maré.

     

    As ações integradas do Atenda ocorrem desde 2017 no Complexo da Maré e seu entorno.

    O nome Atenda é uma referência ao início das ações que utilizavam uma tenda na Avenida Brasil no qual os atendimentos eram realizados. Esse espaço de atendimento integrado surge a partir do debate entre equipamentos públicos do campo psicossocial e organizações da sociedade civil no Fórum sobre Drogas na Maré, realizado desde 2016. O fórum foi criado com a finalidade de debater sobre a temática relacionada às drogas e o impacto da guerra às drogas no desenvolvimento de políticas públicas no território do conjunto de favelas da Maré. Dentre os temas abordados, um dos pontos cruciais foi sobre as pessoas em situação de rua, sobretudo aquelas que fazem uso prejudicial do crack e outras drogas.

     

    Esse público teve uma atenção maior tanto no que diz respeito à extrema vulnerabilidade social quanto na alta criminalização da pobreza e dos estigmas. Isso se deu pela alta cobertura midiática das cenas de uso do entorno da Maré na Avenida Brasil. Além disso, esse grupo já vinha sofrendo retaliações e restrições a direitos por conta dos grandes eventos que ocorreram na cidade do Rio de Janeiro como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

    É sob essa conjuntura que a proposta do Atenda surge no Fórum sobre Drogas na Maré.

    Outras formas de cuidado

    A atuação do Atenda tem avançado também para domiciliados do território por meio de visitas domiciliares, em especial aquelas que vivem em grande vulnerabilidade social. Junto a isso, houve um aumento na composição nesse espaço de atendimento integrado de equipamentos públicos e da sociedade civil que tem como público alvo adolescentes e jovens adultos. Esse foi um avanço no que diz respeito às estratégias de cuidados dentro de um campo de discussão.

    A participação da sociedade civil desempenha um papel necessário na promoção da reforma das políticas relacionadas ao uso de substâncias psicoativas e ao acesso a direitos fundamentais. É dessa forma que a Movimentos - através de mobilizações, formações e articulações institucionais - compõe o Atenda com o intuito de incentivar a criação de políticas públicas que garantam o acesso à direitos fundamentais, através da luta antimanicomial e as práticas de redução como diretrizes. Para além desse objetivo, a Movimentos busca junto ao Atenda ampliar o acesso à discussão e ao cuidado em saúde por meio de um debate que privilegie outros tipos de linguagens para questões complexas, em especial para jovens e adultos.

  • Acompanhe nossas redes

    broken image
    broken image
    broken image